-
Arquitetos: Suyama Peterson Deguchi
- Área: 504 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Aaron Leitz
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Rio foi projetada para ser um tranquilo refúgio que acolhe a beleza natural da zona montanhosa circundante. O programa para um casal de aposentados inclui uma ala para hóspedes e amplos terraços. O lote está localizado dentro de um antigo "cul-de-sac" (beco sem saída) sobre o rio serpenteante e o desafio consistia precisamente em construir um oásis privados neste contexto, conservando a conexão com o rio e as pitorescas montanhas.
Uma parede de concreto alongada no lado norte fornece um suporte estrutural para a composição. O concreto foi escolhido como o material dominante por sua durabilidade e porque esteticamente ancora a casa no local. Visualmente, este permite que os espaços interiores se estendam ao ar livre, a materialidade bruta do concreto configura uma base de composição para os outros acabamentos: madeira, vidro, metal e gesso.
Ao se aproximar a partir da rua, a casa é muito discreta e minimalista. Ao entrar na casa pela porta da frente, encontra-se uma sequência rica dos espaços, delimitada por concreto e vegetação.
Aqui, a divisão entre interior e exterior se desfaz. Esta sensação de incerteza se estende através da câmara de entrada para o interior do espaço principal. A sinergia entre o paisagismo, arte e mobiliário contribuem para o sentimento calmo do lugar.